Call for Participation/pt

Wikimania 2008 Alexandria :: Change the shape of wisdom
Wikimania Logo
Wikimania Logo

Call for Participation

The Wikimedia Foundation projects

A Wikimania é um evento anual global dedicado aos projectos Wikimedia (incluindo a Wikipédia, o Wikilivros, o Wikisource, a Wikinotícias, o Wikcionário, a Wikiversidade, o Wikiquote, a Wikispecies e o Wikimedia Commons) e aos seus editores e utilizadores, para se encontrarem, conhecerem mutuamente, trocar ideias e relatar projectos e investigação. É um evento comunitário, que se encontra também aberto ao público e investigadores. A conferência deste ano ocorrerá entre 17 e 19 de Julho de 2008 em Alexandria, no Egipto, na nova Biblioteca de Alexandria.

Para mais informações, visite por favor a página inicial sobre a Wikimania 2008, em http://wikimania2008.wikimedia.org

Aceitamos pedidos de participação com apresentações, workshops, painéis, posters, espaços abertos e artefactos artísticos. Por favor leia cuidadosamente as instruções abaixo. Os pedidos podem ser enviados a partir do seguinte link:

https://wikimedia.pentabarf.org/submission/wikimania2008

Datas importantes

2008:

  • 1 de Fevereiro – 19 de Março: Envio de pedidos.
  • 20 de Março – 30 de Abril: Revisão, feedback e aviso de aceitação
  • 17 a 19 de Julho: Wikimania

Tópicos da conferência (Tracks)

Os envios de pedidos de participação devem enquadrar-se em um ou mais dos seguintes temas:

Comunidades Wikimedia (Wikimedia Communities)
Projectos e particularidades interessantes dentro das comunidades; criação de políticas de forma individual em cada projecto; resolução de conflitos e dinâmica comunitária; reputação e identidade; multi-lingualismo, línguas e culturas; estudos sociais. Convidamo-lo explicitamente para discutir a comunidade local do seu projecto Wikimedia.
Conhecimento Livre (Free Knowledge)
Acesso aberto à informação; formas de recolher e distribuir conhecimento livre, uso dos projectos Wikimedia na educação, jornalismo, investigação; formas de melhorar a quantidade e facilidade de utilização do conteúdo; leis de copyright e outras áreas legais que interferem nos projectos Wikimedia. Conteúdo Livre no Médio Oriente e África.
Infraestrutura técnica (Technical infrastructure)
Assuntos relacionados com o desenvolvimento do MediaWiki e das suas extensões; infraestrutura técnica da Wikimedia; novas ideias para desenvolvimento (incluindo case studies de outras wikis ou projectos similares).
Tópicos científicos (Scientific Track)
Artigos sobre colaboração em massa, criação de conteúdo aberto e livre, dinâmica de comunidade, aspectos sociais ou económicos dos projectos Wikimedia e outros tópicos relacionados. Os artigos enviados para esta gama de tópicos sofrerão revisão por pares, feita por uma comissão de revisão, sobre a sua inovação, rigor e impacto estimado, e aceites ou rejeitados nessas bases. Os artigos serão publicados em proceedings mais tarde, podendo existir um número especial da publicação dependendo do número e qualidade dos artigos enviados. Os artigos deverão ser escritos em Inglês e não deverão exceder as 7 500 palavras (ou 15 páginas LNCS).

O seu tópico tem de ser relacionado ou com projectos Wikimedia e as suas comunidades, ou com a criação de conteúdo livre em geral.

Tipos de envio

Procuramos os vossos envios de pedidos de participação para:

  • apresentações (de 10 a 30 minutos de duração, com discussão posterior)
  • workshops (sessões de 60 a 120 minutos com maior participação da assistência)
  • painéis (grupos de dois a cinco pessoas para discutir um aspecto específico)
  • posters (apresentações impressas ou visuais autónomas)
  • artefactos artísticos (jogos, competições, comédia, visualizações ou outrs representações de algum aspecto dos projectos).

Haverá ainda a possibilidade de fazer apresentações-relâmpago (de cinco minutos). Tais serão organizadas na wiki da Wikimania 2008 sem necessidade de utilizar o sistema de envio.

Instruções

A Wikimania é organizada por voluntários, por isso por favor minimize esforços desperdiçados, utilizando o sistema de envio e seguindo estas instruções. Os seus pedidos TÊM de incluir de forma explícita o seguinte:

  1. Um título em Inglês.
  2. Um resumo (Abstract) curto (50 a 100 palavras) do seu evento. O resumo será utilizado na programação horária pública.
  3. A "Track" na qual o seu trabalho melhor se enquadra (Wikimedia Communities, Free Knowledge, Technical infrastructure ou Scientific Track).
  4. O "Tipo de evento" (apresentação, workshop, painel, poster, arte...).
  5. Informação sobre o speaker (nome completo, e-mail, uma curta descrição com pelo menos duas frases...)
  6. Para enviar artigos para a "Scientific Track": mude "Submission of paper for proceedings" para "yes" e carregue um artigo em vez de "Description", como ficheiro anexo ("Attachment"). Os artigos devem ser em Inglês e não devem conter mais de 7 500 palavras.

Pode adicionar também mais informação, como um subtítulo do evento, uma imagem (que será redimensionada a 128×128px) e notas privadas ("Submission notes") para os revisores e organização da conferência. Você deve, em específico, providenciar:

  • Uma descrição ("Description") mais detalhada, em Inglês ou Árabe. A descrição é essencial para ser feita a revisão: por favor, forneça uma visão geral das áreas em foco. Quanto melhor for a sua descrição, mais provável será a aceitação do seu trabalho. Descreva de forma clara a relevância para os projectos Wikimedia e se trata de algum projecto em específico. Você pode também incluir links. A descrição será mais tarde utilizada para a programação horária pública, mas você poderá editá-la antes.
  • Requerimentos especiais (tais como equipamento para uma workshop ou painel), se necessários.
  • A língua utilizada na apresentação.
  • Se você deseja enviar um artigo para os proceedings.
  • Se você deseja enviar slides de apresentação.
  • Se a sua apresentação tem uma dada duração.
  • Qual a audiência-alvo que pretende informar e que conhecimento prévio deve ter.
  • Imagens ou esquemas do poster ou artefacto artístico, se disponíveis.
  • Para painéis, sugerir um moderador e curtas biografias de cada membro sugerido do painel.

Em "Submission notes", você deverá informar-nos se atenderá a Wikimania (a) de certeza, (b) provavelmente, (c) apenas se o seu trabalho for aceite ou (d) apenas se nós providenciarmos viagem e/ou alojamento. Você pode também adicionar-se à lista pública de participantes na wiki da Wikimania 2008: http://wikimania2008.wikimedia.org/wiki/Attendees

Por favor note que todos os trabalhos enviados devem encontrar-se duplamente licenciados com a GNU Free Documentation License e a Creative Commons Attribution License! Ao enviar o seu pedido de participação na Wikimania 2008, você afirma estar de acordo com esta condição.

Para mais informação, veja as instruções em http://wikimania2008.wikimedia.org/wiki/Submission

Envio de pedidos de participação

Quando estiver seguro de haver incluído toda a informação requerida, por favor envie-a antes do prazo respectivo através do nosso sistema de envio:

https://wikimedia.pentabarf.org/submission

Ver também